Biopesticidas e Bioinsumos

 Denise Freire (IQ-UFRJ), Elisa Cavalcanti (IQ-UFRJ), Rui de Paula (IQ-UFRJ)

 

Os Biopesticidas são pesticidas produzidos a partir de microrganismos como fungos e bactérias, através de processos biotecnológicos. A sua aplicação apresenta a vantagem de  ter  um risco reduzido para o meio ambiente  tornando-o mais sustentável. Além disso, normalmente Biopesticidas são produzidos a partir de matéria-prima renovável ou até mesmo residual, além de serem biodegradáveis.

O LaBiM possui expertise para produção, formulação e testes de controle de biológico de Biopesticidas em diversos patógenos de interesse. Os Biopesticidas do LaBiM são formulados a partir de Biossurfactantes e Metabólitos Fúngicos produzidos no próprio laboratório.

Os Biopesticidas se inserem no conceito mais amplo de Bioinsumos, que são produtos utilizados na produção , beneficiamento e armazenamento de produtos agropecuários. Dentro deste conceito, o LaBiM também tem uma linha de pesquisa voltada para geração de Biofertilizantes a partir de biomassa residual fermentada e de baixo custo.

 

 Contato para informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

Unidade Piloto Produtora de Biopesticidas tipo Biossurfactantes